Oficinas Temáticas

30 vagas para cada oficina

 

Coordenadores: Profa Mª Josefina e Rafael Bertoldo

Oficina 01: Educação empreendedora para as novas tendências de modelagem de negócios

Sala 1205 do 2º andar do Pavilhão Pedro Calmom
27/10; das 13h30 ás 15h30
Resumo: Esta oficina abordará os conceitos mais contemporâneos sobre a modelação de negócios, planejamento estratégico, franquias, marketplace, tomada de decisões, tendências de protótipos, produto mínimo viável, avaliação de ideias para novos negócios face o mercado atual, proposta de valor, modelagem e validação do negócio.
Facilitador – mediadorMª Josefina Fontes/UESC-BA
Monitores 

Oficina 02: Educação empreendedora e formação para captação de recursos

Sala 1104 do 1º andar do Pavilhão Pedro Calmom
27/10; das 13h30 ás 15h30
Resumo: Esta oficina abordará temas sobre formas, meios e possibilidade de captação de recursos diversos disponíveis por intermédio de instituições de fomento, fundação, órgãos de incentivo ao surgimento e consolidação de negócios; qualificação de projetos para captação de recursos; linguagem utilizadas pelos editais; fundos perdidos; captação de recursos para empreendimentos, associações, cooperativas e negócios
Facilitador – mediadorCarlos Pádua/UESC-BA
Facilitador – mediadorRodrigo Sebastião/UFSB-BA
Monitores 

Oficina 03: Educação empreendedora e tecnológica para jovens

Sala 1109 do 1º andar do Pavilhão Pedro Calmom
27/10; das 13h30 ás 15h30
Resumo: Esta oficina tratará a educação empreendedora voltada para os jovens; a necessidade de domínio de ferramentas, conceitos e princípios da educação financeira, consumo responsável, aplicações destes conceitos no cotidiano; formação cívica, cidadã e político-empreendedora, identificação de potencialidades gerenciais para negócios.
Facilitador – mediadorRísia Kaliane/IF-Baiano
Facilitador – mediadorProf. Fabrício Longuinhos
Monitores 

Oficina 04: Educação empreendedora no campo, agricultura familiar e economia solidária

Sala 1108 do 1º andar do Pavilhão Pedro Calmom
27/10; das 13h30 ás 15h30
Resumo: Nesta oficina serão abordados temas do empreendedorismo voltado para o campo, agricultura familiar, economia solidária; a necessidade de formação, capacitação, treinamento e qualificação do homem do campo, oportunidades com a educação empreendedora, relações de trabalho atuais, principais desafios à promoção da agricultura familiar e economia solidária no mundo do mercado e para as instituições públicas.
Facilitador – mediadorValérie Nicollier
Facilitador – mediadorThiago Fernandes (CESOL)
Monitores 

Oficina 05: Educação empreendedora para o cooperativismo

Sala 1103 do 1º andar do Pavilhão Pedro Calmom
27/10; das 13h30 ás 15h30
Resumo: Nesta oficina serão abordados temas, postulados e conceitos da educação empreendedora voltado para os princípios do cooperativismo e associativismo. Serão analisados casos exemplificativos, cases de sucesso, dinâmicas de simulação sobre fundação de uma cooperativa, termos estatutários, desafios do mundo do mercado, empresarial, comercial e econômico para o surgimento e consolidação de cooperativas e associações. Além de emulações da realidade do cotidiano de uma cooperativa. A oficina contará com convidados.
Facilitador – mediadorViviane/UESCOOP
FacilitadorLuiz Henrique Farias
Facilitadoras (convidadas)Thaís Muniz (Sicoob Coopec), Geórgia Couto (Instituto Bambuzal) e Carine Assunção (Natucoa/COOPESBA).
Monitores 

Oficina 06: Educação empreendedora para o design thinking

Sala 1207 do 2º andar do Pavilhão Pedro Calmom
27/10; das 13h30 ás 15h30
Resumo: Nesta oficina será abordado os conceitos sobre o pensamento crítico, reorganização de ideias de forma estratégica, criativa, capacidade de inovação, prospecção de soluções viáveis, análise do empreendimento com apoio e uso potencial do design thinking. Esta ferramenta vem sendo amplamente disseminada nas organizações para uso em equipe, de forma a identificar, planejar e executar soluções.
Facilitador – mediadorMarcelo Dultra, consultor Sebrae
Monitores 

Oficina 07: Educação e formação para desenvolvimento de ecossistemas de inovação: o caso da EcoInovaSul

Sala 1208 do 2º andar do Pavilhão Pedro Calmom
27/10; das 13h30 ás 15h30
Resumo: Esta oficina trará conceitos sobre bases e necessidades para a elaboração, formação e consolidação de ecossistemas de negócios, investimentos, relações entre órgãos do setor público e setor produtivo, acordos colaborativos entre potenciais agentes para fomento, execução e ações articuladas para o desenvolvimento e expansão de negócios em diversas áreas, observando potencialidades regionais. Na oportunidade será abordado o caso do EcoInovasul, Ecossistema gestado para a região sul do estado da Bahia.
Facilitador – mediadorAlfredo Dib/UESC-BA
Monitores